Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
8 hábitos para manter um pulmão saudável
Imagem ilustrativa de médico realizando uma escuta pulmonar em paciente saudável
4 min. de leitura

A manutenção da saúde pulmonar é essencial para que o organismo funcione adequadamente e esteja protegido de doenças e infecções em geral

O pulmão é um órgão de formato piramidal, localizado na caixa torácica do corpo humano e que faz parte do sistema respiratório. De maneira simplificada, esta é uma estrutura que funciona como uma bexiga, inflando na inspiração, para permitir captação de uma maior quantidade de oxigênio, e murchando na expiração, para expelir o ar que está em seu interior.

O corpo humano possui dois pulmões, que são divididos em segmentos chamados lobos: o pulmão direito possui 3 lobos, enquanto o esquerdo tem 2. O órgão é recoberto por uma membrana protetora chamada pleura e composto por brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Essas estruturas atuam em conjunto para oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono do organismo.

O que é um pulmão saudável?

Um pulmão saudável diz respeito, principalmente, à capacidade de funcionamento do órgão, permitindo a troca eficiente de gases respiratórios para que o restante do organismo também funcione adequadamente. O processo respiratório deve ser realizado sempre de maneira completa e contínua, respeitando sempre a demanda do corpo.

Em termos físicos, um pulmão saudável deve apresentar características como:

  • Alta flexibilidade e elasticidade;
  • Coloração clara, em tom avermelhado;
  • Tecido bastante vascularizado;
  • Estrutura intacta, sem danos significativos, como lesões, cicatrizes ou tumores;
  • Ausência de infecções.

Quais os benefícios de ter um pulmão saudável?

Um pulmão saudável garante o funcionamento adequado do sistema respiratório e, consequentemente, de todo o organismo. Entre os principais benefícios de ter este órgão funcionando em sua plena capacidade, estão:

  • Maior disposição geral;
  • Respiração eficiente;
  • Qualidade de vida;
  • Menor risco de desenvolver doenças respiratórias;
  • Maior resistência a infecções respiratórias;
  • Mais qualidade do sono;
  • Longevidade;
  • Melhor função cognitiva;
  • Saúde dos demais sistemas do corpo humano.

Quais doenças podem ser evitadas com um pulmão saudável?

Como foi apontado na lista acima, um pulmão saudável ajuda a prevenir a ocorrência de doenças no sistema respiratório — e, caso elas ocorram, o órgão apresenta maior capacidade de se recuperar rapidamente, com menores consequências à saúde. Entre as principais enfermidades que podem ser evitadas a partir da manutenção da saúde do pulmão, estão:

8 hábitos para manter um pulmão saudável

Confira alguns cuidados que devem ser adotados na rotina de quem deseja manter um pulmão saudável:

Evite exposição a poeiras e fumos

Poeiras, gases e vapores são substâncias que podem causar problemas respiratórios como enfisema pulmonar e até câncer de pulmão. Por isso, a dica para ter um pulmão saudável é evitar locais muito poluídos — ou, no caso da inevitabilidade de frequentá-los, usar equipamentos de proteção adequados.

Respire pelo nariz

O nariz possui estruturas que filtram e aquecem o ar respirado, de modo que ele chegue aos pulmões limpo, umidificado e a uma temperatura adequada. Quando uma pessoa respira pela boca, isso não acontece.

Não fume

O cigarro afeta o pulmão e possui inúmeras substâncias agressivas ao organismo, especialmente aos pulmões e sistema respiratório. O tabagismo é um hábito que está diretamente relacionado ao desenvolvimento de doenças graves, além de ser prejudicial a todo o organismo.

Faça atividades físicas (de preferência ao ar livre)

A prática regular de atividades físicas é muito benéfica para a saúde pulmonar, aumentando a capacidade respiratória do indivíduo e trazendo benefícios à saúde geral. Se possível, prefira fazer essas atividades ao ar livre e em locais arborizados, onde a qualidade do ar é melhor.

Tenha uma alimentação saudável

Uma dieta balanceada e adequada é fundamental para manter o sistema imunológico forte e o corpo em pleno funcionamento, combatendo a ação de microrganismos e ajudando na prevenção de doenças. Nesse sentido, é recomendado adotar uma alimentação com menos produtos industrializados e ultraprocessados, preferindo alimentos como frutas, vegetais, verduras e gorduras boas.

Beba bastante água

A água constitui a maior parte do corpo humano, destacando-se como um líquido fundamental para que o organismo realize diversas funções. No que diz respeito especificamente ao sistema respiratório, manter-se hidratado garante a consistência adequada do muco respiratório — o que ajuda diretamente na prevenção de infecções e na manutenção de um pulmão saudável.

Mantenha a limpeza da casa

Como foi apontado, poeiras, ácaros e fungos são substâncias e organismos muito agressivos ao sistema respiratório. Por isso, quem deseja manter o pulmão saudável deve investir na limpeza do ambiente em que vive, mantendo-o sempre higienizado e arejado.

Faça visitas regulares ao médico

O acompanhamento médico por meio de exames periódicos é fundamental para a identificação precoce de doenças que podem colocar a saúde pulmonar em risco. Dessa forma, é possível tratar as condições ainda em estágios iniciais, quando as opções de tratamento e possibilidades de cura são maiores.

Também é recomendado sempre procurar um médico especializado ao notar qualquer alteração referente ao sistema respiratório ou em qualquer outra parte do corpo, evitando a automedicação e garantindo um diagnóstico acertado.

Nossa clínica possui uma equipe de médicos altamente qualificados para atender você e sua família! 

Fontes:

Biblioteca Virtual em Saúde;

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

CTA WhatsApp CTA WhatsApp