Saiba quais são elas, quais suas causas e quem procurar aos primeiros sinais
Doença pulmonar é qualquer problema nos pulmões que impeça que eles exerçam sua função corretamente. Existem três tipos principais de doença pulmonar: doenças das vias aéreas (afetam as vias que transportam oxigênio e outros gases para dentro e para fora dos pulmões), doenças do tecido pulmonar (afetam a estrutura dos pulmões) e doenças da circulação pulmonar (afetam os vasos sanguíneos pulmonares).
Existem diversos tipos de doenças que afetam esses órgãos. No texto a seguir, falaremos sobre algumas das doenças pulmonares mais comuns, suas causas, sintomas e tratamentos.
Quais são as doenças pulmonares mais comuns?
Dentre as doenças pulmonares mais comuns, destacam-se:
Asma
A asma é uma doença crônica, sem cura, que pode ser fatal se não tratada adequadamente. Não se sabe exatamente quais as causas desta que está entre as doenças pulmonares mais comuns, mas existem alguns fatores de risco que predispõem algumas pessoas a desenvolvê-la, como:
- Histórico familiar;
- Alergias;
- Infecções respiratórias virais;
- Tabagismo;
- Poluição.
Entre os principais sintomas dessa que é uma das doenças pulmonares mais comuns destacam-se:
- Chiado no peito;
- Dificuldade para respirar;
- Tosse frequente;
- Sensação de aperto no peito.
A asma é tratada com medicamentos que visam relaxar as vias aéreas para ajudar a pessoa a respirar mais facilmente, e com medicações que reduzem o inchaço e a inflamação nas vias respiratórias. Há casos ainda em que o médico pode prescrever medicamentos que ajudam a prevenir os sintomas da doença.
Câncer de pulmão
O câncer de pulmão é uma das doenças pulmonares mais comuns, sendo o terceiro tipo de câncer mais incidente em homens e quarto entre as mulheres no Brasil. Seus sintomas incluem:
- Tosse;
- Muco com sangue;
- Cansaço ou fraqueza;
- Falta de ar;
- Perda de peso súbita;
- Dor no peito;
- Falta de apetite;
- Rouquidão.
Como em outros tipos de câncer, o tratamento pode ser feito com quimioterapia, radioterapia, imunoterapia ou cirurgia, dependendo do estágio da doença.
Enfisema pulmonar
O enfisema pulmonar é um tipo de doença pulmonar obstrutiva crônica que se desenvolve ao longo do tempo e envolve dano gradual do tecido pulmonar, especificamente dos alvéolos (pequenos sacos de ar). Esse dano faz com que os alvéolos se rompam e criem uma grande bolsa. Essa redução na área de superfície pulmonar retém o ar no tecido danificado e impede que o oxigênio se mova pela corrente sanguínea.
A principal causa do enfisema é o tabagismo, mas acredita-se também que a exposição à poluição do ar e a inalação de fumaça de cigarro e detritos no ambiente de trabalho sejam fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença.
Entre os principais sintomas desta que também é considerada uma das doenças pulmonares mais comuns destacam-se:
- Falta de ar;
- Tosse com muco;
- Chiado e aperto no peito.
O enfisema pulmonar não tem cura, mas existem tratamentos que ajudam no controle dos sintomas. O médico pode prescrever medicamentos broncodilatadores, anti-inflamatórios, oxigenoterapia (para os pacientes que precisam de ajuda para respirar) — cirurgia e transplante de pulmão podem ser considerados em casos extremos.
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
O principal fator de risco para essa outra condição que está entre as doenças respiratórias mais comuns é o tabagismo. Os principais sintomas da DPOC incluem:
- Tosse crônica;
- Falta de ar durante as atividades diárias (dispneia);
- Tosse com muco;
- Chiado ou aperto no peito;
- Fadiga ou cansaço;
- Dificuldade para respirar profundamente;
- Sensação de que não se consegue respirar.
A DPOC não tem cura, mas pode ser tratada com medicamentos broncodilatadores e anti-inflamatórios para que parte das funções respiratórias seja devolvida ao paciente, prolongando sua expectativa de vida.
Exames para o diagnóstico das doenças pulmonares mais comuns
As doenças pulmonares mais comuns podem ser diagnosticadas pelos seguintes exames:
- Raio-x de tórax;
- Tomografia computadorizada;
- Ultrassonografia;
- Teste de função pulmonar;
- Exame de escarro;
- Testes laboratoriais que avaliam os níveis de oxigênio e de dióxido de carbono no sangue.
Quando procurar ajuda médica e qual profissional procurar?
De modo geral, o tratamento da doença pulmonar, assim como o acompanhamento da saúde dos pulmões do paciente, é feito pelo pneumologista, médico especializado no diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças pulmonares mais comuns.
Esse profissional deve ser procurado sempre que houver alguma alteração ou incômodo nos padrões respiratórios normais.
Dia Nacional da Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida
No dia 6 abril é celebrado o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, data que tem o objetivo de lembrar a todos sobre a importância de uma rotina de vida que permita a inclusão de hábitos saudáveis.
Existem comportamentos recorrentes que podem prejudicar a saúde, levando ao desenvolvimento ou ao agravamento de muitas doenças que diminuem a expectativa de vida.
Por isso, essa data convida a uma reflexão sobre a adoção de bons hábitos no dia a dia, como não fumar, ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Fontes: