A fibrose cística pode afetar diversos órgãos do corpo, demandando tratamento multidisciplinar e personalizado
A fibrose cística é uma doença genética de características crônicas e desenvolvimento progressivo que afeta diversos órgãos do corpo, tais como pulmões, fígado, pâncreas e sistema digestivo. A condição, também conhecida como mucoviscidose, é caracterizada pela existência de um gene defeituoso que leva à produção de muco muito mais espesso do que o normal.
Como consequência dessa alteração, o organismo do paciente enfrenta dificuldades para eliminar as secreções, passando a acumular bactérias e germes. Este muco pode afetar diversos órgãos e alterar várias funções do organismo, bloqueando o trato digestório e o pâncreas, impedindo que as enzimas digestivas cheguem ao intestino.
Nos pulmões, o aumento da viscosidade do muco favorece o bloqueio das vias aéreas e a proliferação de bactérias, causando inchaço, inflamações e infecções — entre as quais estão a pneumonia e a bronquite. O curso clínico da fibrose cística é caracterizado por períodos de remissão e outros de exacerbação, com alto potencial de gravidade e mortalidade.
Tipos de tratamentos para fibrose cística
Os tratamentos para fibrose cística exigem a participação de uma equipe multidisciplinar, composta principalmente por pneumologista, endocrinologista, gastroenterologista, geneticista, fisioterapeuta e nutricionista. O principal objetivo deste acompanhamento médico é prevenir complicações relacionadas à doença, garantindo a manutenção da qualidade de vida e das condições gerais de saúde do paciente.
Os tratamentos para fibrose cística são definidos de acordo com a gravidade da doença e a forma como ela se manifesta. O acompanhamento especializado e individualizado é fundamental para que o paciente tenha maiores chances de sobrevida ao longo do tempo.
Entre os principais tratamentos para fibrose cística, estão:
Tratamentos farmacológicos
Diversos medicamentos podem ser recomendados com o intuito de ajudar no controle dos sintomas e minimizar as complicações da doença. Os fármacos que podem ser utilizados como tratamentos para fibrose cística incluem:
- Antibióticos para tratar infecções pulmonares;
- Broncodilatadores para abrir as vias aéreas e facilitar a respiração;
- Mucolíticos para afinar e soltar o muco, facilitando sua eliminação.
Terapia de reposição enzimática
Este tratamento consiste na administração de cápsulas ou comprimidos contendo enzimas pancreáticas sintéticas com o intuito de melhorar a digestão e a absorção de nutrientes.
Terapia genética
Esta é uma abordagem inovadora entre os tratamentos para fibrose cística que consiste na inserção de um gene saudável nas células afetadas. O objetivo é corrigir a causa genética subjacente à doença. Esta terapia ainda está em desenvolvimento.
Transplante de pulmão
O pulmão é um dos órgãos mais afetados pela fibrose cística, uma vez que o acúmulo de muco espesso pode causar infecções e obstrução das vias respiratórias. Nos casos em que o paciente desenvolve doença pulmonar avançada que não pode ser revertida com auxílio de outros tratamentos para fibrose cística, o transplante pulmonar pode ser indicado.
Esta intervenção consiste, basicamente, na substituição do pulmão doente por um pulmão saudável.
Outros tipos de tratamentos para fibrose cística
Além das metodologias citadas acima, os tratamentos da fibrose cística podem incluir metodologias como:
- Adoção de uma dieta adequada;
- Fisioterapia respiratória;
- Reposição vitamínica;
- Prática de exercícios físicos;
- Acompanhamento multidisciplinar frequente.
Como a Tx Tórax pode te ajudar?
Liderada pelo Dr. Marcos Samano, cirurgião de tórax pioneiro na realização de transplante de pulmão no Brasil, a Tx Tórax oferece atendimento especializado para pacientes que necessitam de intervenções cirúrgicas para tratar ou diagnosticar patologias do tórax — nas quais a fibrose cística pode estar inserida, já que afeta gravemente os pulmões.
A clínica conta com um espaço moderno e uma equipe altamente especializada, com médicos totalmente dedicados e com profunda experiência em cirurgias por metodologias abertas, por videolaparoscopia e intervenção robótica.
Entre em contato e agende uma consulta.
Fontes: