O câncer de pulmão é uma das doenças que mais faz vítimas fatais no mundo, mas tem cura se tratado de forma adequada e com diagnóstico precoce
O câncer de pulmão é uma das principais causas de morte em todo o mundo — só em 2020, foram registradas quase 1,8 milhão de mortes pela doença no mundo todo, segundo o instituto de pesquisas sobre câncer da Organização Mundial de Saúde (OMS).
No entanto, quando a doença é diagnosticada precocemente, possui grandes possibilidades de cura, graças às opções de tratamento para câncer de pulmão disponíveis atualmente. Entenda na publicação a seguir.
Câncer no pulmão tem cura?
O câncer de pulmão sempre foi considerado uma doença potencialmente fatal. Porém, graças ao avanço tecnológico da medicina, hoje existem algumas formas de tratamento para o câncer de pulmão que aumentam as chances de cura para a doença.
Entretanto, é preciso ter em mente que a cura do câncer de pulmão é mais facilmente alcançada quando o diagnóstico ocorre nos estágios iniciais da doença. Além disso, o tipo de câncer, a idade e o estado geral de saúde do paciente também são fatores cruciais para o aumento das chances de cura.
Quais as opções de tratamento?
Várias modalidades terapêuticas podem ser realizadas no tratamento para o câncer de pulmão. A escolha do tipo de terapia depende de alguns fatores, como o tipo de câncer e o estágio de desenvolvimento. Entre as principais opções, podemos citar:
- Cirurgia no pulmão;
- Imunoterapia;
- Quimioterapia;
- Radioterapia;
- Terapia alvo.
Abaixo, trataremos de cada uma delas, dando detalhes de como funcionam e esclarecendo suas principais diferenças.
Cirurgia de pulmão
A cirurgia é uma opção muito comum de tratamento para o câncer no pulmão. Nela, o cirurgião remove o tumor e o tecido pulmonar circundante. A quantidade de tecido removido depende do tamanho e da localização do tumor. Em alguns casos, se faz necessária a remoção de todo o pulmão afetado.
Radioterapia
A radioterapia é um tratamento de câncer no pulmão que usa doses fracionadas de radiação ionizante para eliminar as células cancerosas. O tratamento é comumente realizado em casos de câncer que não poder ser operados, ou como tratamento combinado com a cirurgia (antes ou depois do procedimento) e/ou a quimioterapia.
Quimioterapia
A quimioterapia é um tratamento que usa medicamentos capazes de eliminar as células cancerígenas. Os medicamentos podem ser administrados por via oral ou direto na veia. As sessões são, geralmente, realizadas em ciclos, com períodos de descanso entre elas. Assim como no caso anterior, a quimioterapia pode ser o principal método de tratamento para câncer no pulmão ou combinada com cirurgia e/ou radioterapia.
Terapia alvo
Enquanto a quimioterapia ataca não comente as células cancerosas, a terapia alvo usa medicamentos especificamente contra as células do tumor, impedindo o crescimento e a disseminação do câncer. É geralmente recomendada para casos com mutações genéticas.
Imunoterapia
A imunoterapia é outro tratamento para o câncer no pulmão que utiliza medicamentos. Mas, nesse caso, sua finalidade é estimular o sistema imunológico a reconhecer e destruir as células que formam o tumor. Costuma ser indicada como único método terapêutico ou combinada com outras técnicas.
Clínica TXTórax: Conheça nossos tratamentos para o pulmão
A Clínica TXTórax é especializada em tratamentos, cirurgias e transplantes torácicos. O espaço oferece atendimento moderno e individualizado, com uma equipe dedicada e experiente em diversos métodos de tratamento de câncer de pulmão e outras doenças do tórax.
Entre em contato conosco e agende uma consulta!
Fontes:
Organização Mundial da Saúde (OMS)
Instituto Nacional do Câncer (Inca)