A região torácica pode ser afetada por diversas doenças, demandando sempre tratamento especializado para garantir a saúde e qualidade de vida do paciente
O tórax é a região do corpo que compreende a parte superior do tronco, sendo limitado pela coluna vertebral na parte posterior, pelo diafragma na parte inferior e pelas clavículas na parte superior. A caixa torácica abriga e protege órgãos e estruturas vitais do organismo, tais como coração, pulmões, grandes vasos sanguíneos, esôfago, traqueia, entre muitos outros.
Por se tratar de uma área do corpo tão importante para o funcionamento geral do organismo, a existência de qualquer alteração ou doença nesta região pode comprometer seriamente a qualidade de vida do indivíduo e trazer consequências graves para a saúde dele. Conheça, a seguir, as principais doenças do tórax e entenda suas causas, sintomas e tratamentos.
10 principais doenças do tórax
Câncer de pulmão
O câncer de pulmão está entre as mais graves doenças do tórax e ocorre quando células anormais do tecido pulmonar se multiplicam desordenadamente, formando tumores malignos que podem se espalhar para outras partes do corpo. Esta é uma doença silenciosa e que tem como principal causa o tabagismo. Seu tratamento deve ser sempre individualizado e multidisciplinar, podendo incluir uma combinação entre quimioterapia, radioterapia e cirurgia.
Deformidades torácicas
São consideradas deformidades torácicas as alterações na estrutura óssea ou muscular do tórax que podem fazer com que a região apresente um aspecto diferente e fora do comum. Essas deformidades podem ser congênitas — ou seja, de nascença — ou adquiridas ao longo da vida, como resultado de traumas ou doenças. Além de prejudicar a aparência física, as deformidades torácicas podem prejudicar os órgãos internos, a respiração e a circulação sanguínea.
O tratamento, quando necessário, pode envolver fisioterapia, uso de coletes ortopédicos ou cirurgia.
Hiperidrose
A hiperidrose é uma condição que se caracteriza pela produção excessiva de suor, podendo afetar o indivíduo de maneira generalizada ou apenas em pequenas áreas. Não se trata de um distúrbio grave, mas o suor excessivo pode afetar a qualidade de vida e bem-estar do paciente, uma vez que causa constrangimento e desconforto a ele. Embora esta não seja exatamente uma doença do tórax, o tratamento cirúrgico é realizado a partir de incisões na região torácica, por onde o cirurgião de tórax consegue acessar o nervo simpático — que age estimulando reações específicas do organismo.
Derrame pleural
O derrame pleural é caracterizado pelo acúmulo de líquido entre as duas camadas de pleura, uma membrana fina e transparente que reveste os pulmões. Esta alteração pode comprimir o pulmão e dificultar a respiração, causando complicações como infecção e insuficiência cardíaca. O tratamento dessa doença do tórax depende de suas causas e pode incluir uso de medicamentos, cirurgia ou drenagem do líquido acumulado.
Estenose traqueal
Condição caracterizada pela existência de um estreitamento anormal na traqueia, dificultando a passagem de ar da garganta para os pulmões. Essa alteração pode ser congênita ou adquirida, e seus sintomas incluem:
- Tosse;
- Chiado no peito;
- Dificuldade respiratória;
- Infecções respiratórias recorrentes.
O tratamento depende da gravidade da condição e de suas causas, podendo ser realizado a partir de procedimentos endoscópicos para aliviar o estreitamento da traqueia ou por meio de cirurgia.
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
A DPOC compreende um conjunto de doenças do tórax que causam bloqueio do fluxo de ar e dificuldade respiratória. A condição está diretamente relacionada ao tabagismo e possui um elevado potencial de gravidade, podendo levar à interrupção do fluxo respiratório e aumentando os riscos de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). A doença pulmonar obstrutiva crônica DPOC não tem cura, mas pode ser controlada por meio de medicamentos e suspensão do tabagismo. Casos mais graves podem demandar um transplante de pulmão.
Neoplasias do mediastino
Essa é uma doença do tórax que se caracteriza pela presença de tumores que se originam no mediastino, a região localizada no centro do tórax, entre os pulmões. Esses tumores podem ser benignos ou malignos, e incluem uma ampla variedade de tipos. Os sintomas dependem do tamanho, tipo e localização do tumor, assim como o tratamento — que inclui principalmente cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
Nódulo pulmonar
Nódulo pulmonar é um termo amplo e que diz respeito a alterações radiológicas detectadas em exames de imagem que abrangem o pulmão. Trata-se de uma condição geralmente assintomática e que normalmente é identificada em exames de rotina, demandando uma investigação criteriosa para identificar o risco de câncer associado à alteração. O tratamento, assim como na maioria das doenças do tórax, depende diretamente das características da lesão e de seu risco de malignização.
Pneumotórax
Essa é uma alteração em que há ar entre as duas camadas de pleura, a membrana que reveste os pulmões e o interior da parede torácica. Este ar pressiona os pulmões e impede que eles funcionem adequadamente. O pneumotórax é mais comum em tabagistas, e o tratamento depende diretamente das características do problema, podendo variar entre repouso ou colocação de um dreno para aspiração do ar.
Fratura na costela
Fratura na costela é a ruptura total ou parcial de uma ou mais costelas. A maioria dos casos ocorre após um ou mais eventos traumáticos na região do tórax. A qualquer sinal de uma possível fratura na costela, uma avaliação médica deve ser feita imediatamente, para que o tratamento seja iniciado o quanto antes. Geralmente o tratamento é clínico e não requer cirurgia, entretanto um acompanhamento por um especialista é importante, uma vez que esse tipo de lesão pode causar dor importante ou complicações, como hemorragias e perfurações nos pulmões, vasos sanguíneos e outros órgãos.
Saiba como a Clínica TxTórax pode te ajudar no tratamento
Especializada em cirurgias torácicas e transplante pulmonar, a Clínica TxTórax oferece atendimento moderno e especializado para pacientes que necessitam de intervenções cirúrgicas específicas — seja para diagnosticar, seja para tratar doenças do tórax. — O centro especializado é liderado pelo Dr. Marcos Samano, um profissional com ampla experiência na área e um dos principais nomes do transplante pulmonar no Brasil.
Entre em contato e saiba mais!
Fonte: