Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Dicas para prevenir infecções respiratórias no inverno
Imagem ilustrativa
4 min. de leitura

O diagnóstico de doenças respiratórias é mais comum no inverno. Saiba como preveni-las.

Com a chegada das estações mais frias do ano, algumas doenças respiratórias tendem a se tornar mais comuns. Isso ocorre porque as baixas temperaturas favorecem a disseminação dos microrganismos causadores das chamadas infecções respiratórias de inverno.

Por esse motivo, é comum que haja maior atenção nesse período sobre como tratar e prevenir infecções respiratórias de inverno. Sendo assim, preparamos este conteúdo com mais informações sobre o assunto.

Infecções respiratórias mais comuns no inverno

Prevenir infecções respiratórias no inverno requer maior atenção, uma vez que o contágio desse tipo de doença aumenta nesse período, como já mencionado. Algumas das infecções mais comuns são:

Resfriado comum

Ainda que possa ocorrer em qualquer momento do ano, o resfriado é uma das mais comuns infecções respiratórias no inverno. Normalmente, as pessoas infectadas se recuperam em até duas semanas.

Os principais sintomas do resfriado costumam surgir gradativamente e, na maioria dos casos, não são muito intensos. São os sintomas:

  • Espirros;
  • Coriza;
  • Tosse;
  • Dor de garganta;
  • Congestão nasal.

Pneumonia

Quando se fala em prevenir infecções respiratórias no inverno, uma das maiores preocupações é a pneumonia. A doença pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, e tem como principais sintomas febre alta, tosse com muco ou sangue, falta de ar, calafrios e dor no peito. O tratamento precisa ser realizado prontamente, uma vez que a pneumonia pode levar a complicações ou até mesmo à morte.

Asma

A asma é uma doença inflamatória crônica e não transmissível, que pode ser classificada entre as infecções respiratórias de inverno porque as crises tendem a aumentar nesse período. Os principais sintomas são dificuldade para respirar, chiado frequente no peito e tosse.

Gripe

A gripe é uma doença viral mais grave que o resfriado comum e que surge de forma repentina. Além dos sintomas comuns ao resfriado, o paciente com gripe pode apresentar também febre, dor de cabeça, fadiga e dores musculares.

Bronquiolite

A bronquiolite é uma inflamação aguda que acomete os bronquíolos, vias áreas do pulmão responsáveis pela condução do ar para dentro do órgão. A doença é causada por vírus e atinge, principalmente, bebês com menos de dois anos. Apresenta como sintomas dificuldade para respirar, coriza, tosse e obstrução nasal.

Bronquite

Outra doença muito pensada quando se fala em prevenir infecções respiratórias no inverno é a bronquite, caracterizada pela inflamação aguda ou crônica dos brônquios, que são as principais vias respiratórias dos pulmões. Os principais sintomas são a tosse seca ou com catarro, falta de ar e chiado no peito.

Por que infecções respiratórias são mais comuns no inverno?

As temperaturas baixas e o confinamento com pouca ventilação e maior contato humano são os principais fatores que influenciam a maior proliferação de infecções respiratórias no inverno. Essas condições favorecem a circulação dos microrganismos entre os indivíduos.

Além disso, o transporte de muco das vias aéreas inferiores para as superiores é comprometido nas épocas frias, o que pode facilitar a instalação e o agravamento das doenças. Por isso, prevenir infecções respiratórias no inverno requer mais atenção tanto no convívio social, quanto em relação ao próprio organismo.

Dicas para prevenir as principais infecções respiratórias de inverno

As medidas para prevenir infecções respiratórias no inverno, como já mencionado, devem contemplar tanto ações que promovam a melhora da própria saúde para dificultar a instalação dos microrganismos causadores, quanto em relações entre as pessoas para evitar sua disseminação.

Confira algumas dicas abaixo:

Lavar as mãos com frequência

Para prevenir infecções respiratórias no inverno é necessário lavar as mãos regularmente com água e sabão para evitar a propagação de germes. Estas devem ser esfregadas por pelo menos 20 segundos, sempre após tossir, espirrar ou assoar o nariz, e antes de se alimentar.

Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar

Outra maneira de prevenir infecções respiratórias no inverno, principalmente sua disseminação para outras pessoas, é cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar. A forma mais correta de fazer isso é usando um lenço ou a parte interna do cotovelo.

Vacina

A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção contra doenças como a gripe. Ainda que a vacina não impeça a contaminação, ela reduz, de forma significativa, as chances de se contrair a doença.

Estilo de vida saudável

Manter um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada, boa hidratação, exercícios regulares e sono adequado é fundamental para reduzir o risco de infecções respiratórias no inverno.

Evitar contato próximo com pessoas doentes

Para prevenir infecções respiratórias no inverno, é importante evitar contato próximo com pessoas que estão doentes. Para ampliar a proteção, é recomendado o uso de máscaras e frequentar ambientes ventilados.

Para mais informações sobre prevenção e tratamento de doenças respiratórias, entre em contato com a TxTórax.

Fontes:

Prefeitura de São Paulo

Ministério da Saúde

CTA WhatsApp CTA WhatsApp