Tecnologia fornece suporte para o sistema respiratório ou cardíaco do paciente, auxiliando na circulação e oxigenação do sangue
A terapia de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) é um recurso tecnológico que fornece suporte para o sistema respiratório e/ou cardíaco do paciente, permitindo que esses órgãos sejam poupados e consigam se recuperar de uma operação ou doença grave. O uso desse recurso ganhou bastante destaque durante a pandemia de covid-19, auxiliando no tratamento dos graves problemas respiratórios causados pela doença.
A máquina de oxigenação por membrana extracorpórea pode ser usada em pacientes de todas as idades, desde recém-nascidos até idosos, em casos em que existe risco de o órgão deixar de funcionar adequadamente. A utilização desse artifício permite que o médico trate as patologias e suas causas, ajudando a impedir a falência de pulmão e/ou coração. Entenda mais sobre essa tecnologia a seguir.
O que é ECMO?
ECMO é uma sigla que identifica um dispositivo moderno de oxigenação por membrana extracorpórea que atua como coração e pulmão artificiais. A máquina é composta por um circuito de tubos, bomba, oxigenador e aquecedor, além de cateteres que permitem a conexão do ECMO ao corpo do paciente, possibilitando assim a circulação e oxigenação artificial do sangue.
O tratamento proporcionado pelo ECMO é considerado bastante complexo e, embora a sua descrição de funcionamento seja semelhante ao do ventilador mecânico, essas duas metodologias são diferentes entre si. Isso porque o respirador não substitui a função do pulmão, e atua apenas fornecendo um fluxo de ar para o interior do órgão. A oxigenação por membrana extracorpórea, por sua vez, funciona como um pulmão adicional.
Qual a função da ECMO?
A oxigenação por membrana extracorpórea é uma metodologia que promove a circulação e oxigenação artificial do sangue, sendo indicada para casos graves em que o paciente apresenta comprometimento pulmonar ou circulatório severo. O intuito é aumentar as chances de sobrevida do indivíduo, equilibrando a circulação de maneira eficaz.
Entre as principais funções e benefícios do ECMO, é possível destacar:
- Dar tempo para que o pulmão ou coração se recupere;
- Manter o funcionamento do coração e do pulmão enquanto o paciente trata a condição que o levou a necessitar do dispositivo;
- Equilibrar a oxigenação e circulação de maneira ágil e eficiente;
- Possibilitar o paciente a receber hemodiálise ou se submeter a procedimentos cirúrgicos ao mesmo tempo em que está conectado à máquina.
Quando a ECMO é indicada?
A terapia de oxigenação por membrana extracorpórea é indicada para quadros reversíveis em que o paciente apresenta insuficiência respiratória aguda, pneumonia, bronquiolite grave, inflamações cardíacas ou está em período pós-operatório e os órgãos ainda não voltaram a funcionar normalmente. A ECMO também pode ser utilizada em recém-nascidos que apresentam problemas no coração ou pulmão.
Quais são as contraindicações?
Por outro lado, o uso da tecnologia não é indicado nos casos de:
- Anomalias congênitas;
- Falência múltipla de órgãos;
- Doenças pulmonares ou cardiovasculares irreversíveis;
- Hemorragia ou coagulopatia grave;
- Pacientes que passaram muito tempo com ventilação mecânica e apresentam danos pulmonares.
Quem pode operar a ECMO?
Por se tratar de um tratamento complexo, a oxigenação por membrana extracorpórea exige conhecimento específico e qualificação adequada. O aparelho exige a infraestrutura de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e deve ser operado apenas por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas devidamente treinados.
Quais os tipos de ECMO existentes?
Existem dois tipos de oxigenação por membrana extracorpórea: a venoarterial (VA) e a venovenosa (VV). O primeiro tipo é recomendado para tratar casos de problemas no coração ou no sistema circulatório, sendo instalado em uma veia e em uma artéria. Na ECMO VV, os tubos são colocados em veias, com indicação de uso para problemas pulmonares.
Nossa clínica possui uma equipe de médicos altamente qualificados para atender você e sua família! Entre em contato conosco!
Fontes: