Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Quais são os efeitos do tabaco?
Pessoa fumando um cigarro, com foco no rosto e na mão segurando o cigarro aceso, liberando fumaça.
5 min. de leitura

O tabagismo impacta os sistemas respiratório, cardiovascular, nervoso e reprodutor, além de contribuir para danos em outras partes do corpo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é uma das principais causas de mortes evitáveis do mundo, sendo responsável por cerca de 50 doenças diferentes. O Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, tem o objetivo de debater sobre os efeitos do tabaco na saúde pública, incentivando a cessação do tabagismo e o apoio dos fumantes nesse processo por meio de políticas públicas.

Descubra os impactos do tabaco na sua saúde e como evitá-los!

O que é o tabagismo?

O tabagismo é uma doença crônica e um dos principais fatores de risco para diversas doenças, incluindo o câncer de pulmão. Essa condição é caracterizada pelo vício ou dependência física e psicológica do tabaco, que leva a pessoa ao hábito de consumir cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de palha, entre outros.

Existem aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas na fumaça do cigarro. A nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão são as principais delas. O monóxido de carbono é o mesmo gás tóxico emitido pelo escapamento dos carros e que compromete a oxigenação dos tecidos do corpo. O alcatrão é um dos mais potentes agentes cancerígenos consumidos voluntariamente.

Causas do tabagismo

É comum que a pessoa experimente sensações incômodas, como náuseas, ao começar a fumar. Com o passar do tempo, os efeitos colaterais tendem a diminuir, já que o organismo se torna mais tolerante e dependente das substâncias. O uso recorrente aumenta os danos à saúde e leva ao tabagismo devido a fatores, como:

  • Dependência da nicotina, que é uma substância viciante;
  • Fatores genéticos e biológicos, uma vez que algumas pessoas são predispostas geneticamente ao vício da nicotina;
  • Fatores sociais e culturais, como a naturalização do hábito de fumar e as influências sociais de familiares e amigos;
  • Problemas emocionais, pois a nicotina pode proporcionar a sensação de relaxamento e ser usada como forma de lidar com emoções negativas;
  • Publicidade, já que o marketing do tabaco desenvolvido ao longo dos anos criou a imagem do fumante como alguém atraente e descolado;
  • Fácil acesso ao tabaco, pois é simples e rápido adquirir produtos, como o cigarro.

Afinal, quais são os efeitos do tabaco?

Os efeitos do tabaco comprometem a saúde do fumante e até das pessoas que vivem em volta dele. Portanto, a pessoa que tem o hábito de fumar está exposta aos:

Efeitos no sistema respiratório

O hábito de fumar está relacionado a doenças respiratórias crônicas, como bronquite crônica e enfisema pulmonar, e constitui o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. A redução da função pulmonar, caracterizada como a diminuição da capacidade de respirar profundamente e de realizar exercícios físicos sem falta de ar, também faz parte dos efeitos do tabaco.

Efeitos no sistema cardiovascular

O tabagismo afeta o coração e os vasos sanguíneos, levando a condições, como hipertensão arterial, arritmias cardíacas, coágulos sanguíneos e insuficiência cardíaca. O cigarro está associado ao acúmulo de gordura nas artérias e à interferência no mecanismo de contração e relaxamento do coração, dificultando a circulação sanguínea.

Efeitos no sistema nervoso

A dependência química é um dos principais efeitos do tabaco no sistema nervoso, já que a nicotina ativa áreas responsáveis pela sensação de prazer e de recompensa. O tabagismo também está associado a alterações estruturais e funcionais que podem afetar funções cognitivas, como memória, aprendizado e tomada de decisão. Além disso, fumantes possuem riscos aumentados para doenças neurodegenerativas.

Efeitos na saúde bucal

Os efeitos do tabaco se estendem por todo o corpo, prejudicando inclusive a saúde da boca. As substâncias nocivas do cigarro passam pela boca e pela garganta antes de chegar aos pulmões. A exposição contínua a esses agentes pode causar mudanças na cavidade bucal que resulta na mutação gradual de células sadias da boca, levando ao câncer. Outros problemas que também podem surgir são infecção da gengiva e dos ossos, manchas nos dentes e mau hábito.

Efeitos no sistema reprodutor

Os efeitos do tabaco no sistema reprodutor podem ser sentidos em ambos os sexos. Nos homens, o tabagismo provoca alterações no esperma, disfunção erétil e comprometimento dos níveis hormonais. Nas mulheres, o cigarro pode reduzir a fertilidade, antecipar a menopausa, aumentar as chances de câncer de útero e de ovário, desregular os hormônios e o ciclo menstrual.

Efeitos psicológicos e comportamentais

A nicotina provoca a liberação dos neurotransmissores ligados à sensação de prazer. Com isso, o organismo deseja mais daquela substância, a pessoa se sente ansiosa, recorre ao cigarro e confunde o alívio da saciedade com prazer ou relaxamento. Além dos efeitos do tabaco incluírem a dependência e a abstinência, também estão ligados à forma de lidar com emoções negativas e a comportamentos, como o hábito de fumar durante o café ou com amigos.

Saiba mais sobre os perigos do tabaco e cuide do seu bem-estar!

29/08 Dia Nacional de Combate ao Fumo

O dia 29 de agosto foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Fumo pela lei nº 7488 de 1986 com o propósito de conscientizar e mobilizar a população sobre os efeitos do tabaco na saúde. A data é marcada por campanhas educativas, palestras e eventos comunitários para incentivar a cessação do fumo e o apoio de políticas públicas de controle do tabagismo.

Essa campanha é fundamental para informar sobre os perigos dos cigarros eletrônicos, frequentemente vistos como uma alternativa menos nociva para o cigarro comum. Eles também possuem os efeitos do tabaco que são prejudiciais à saúde, já que a nicotina está presente nas soluções vaporizadas. Além disso, os dispositivos podem causar efeitos adversos no desenvolvimento cerebral de adolescentes e jovens adultos, que são os principais usuários.

Nossa clínica possui uma equipe de médicos altamente qualificados para atender você e sua família!

Fontes:

Ministério da Saúde

Instituto Nacional do Câncer (INCA)

Organização Pan-Americana da Saúde | OMS

CTA WhatsApp CTA WhatsApp