Saiba quais são, seus sintomas e como tratá-las
As doenças pulmonares crônicas são aquelas que afetam os pulmões e que não possuem cura. Elas podem ser tratadas para que os sintomas sejam controlados e o paciente tenha melhor qualidade de vida. As doenças pulmonares crônicas podem ser causadas por fatores internos ou externos, ou, ainda, terem fundo genético.
Saiba mais sobre elas no texto abaixo.
Entenda as causas e tratamentos das doenças pulmonares crônicas!
O que são doenças pulmonares crônicas?
As chamadas doenças pulmonares crônicas são aquelas que afetam o pulmão e que têm início e evolução gradativos. Em geral, os sintomas apresentados duram mais de três meses e o tratamento pode envolver a utilização de medicamentos por longos períodos.
Quais são os tipos de doenças pulmonares crônicas?
Existem diversos tipos de doenças que podem afetar os pulmões. Dentre aqueles considerados crônicas, destacam-se:
Asma
Estimativas apontam que existem cerca de 20 milhões de pessoas com asma no país, uma das principais doenças pulmonares crônicas. Seus principais sintomas são: dificuldades para respirar, chiado no peito e tosse, que surgem com mais frequência pela manhã e à noite. Esses sintomas ou ataques de asma são causados pela exposição a agentes alérgenos, infecções virais, infecções respiratórias frequentes ao nascimento e histórico familiar de doenças alérgicas.
Bronquite
A bronquite também é considerada uma das principais doenças respiratórias crônicas. A doença, que pode se manifestar de maneira aguda ou crônica, afeta os brônquios, pequenos tubos que levam o ar aos pulmões.
A bronquite crônica tem como causa a exposição a fatores desencadeantes, como fumaça de tabaco, produtos químicos e poluição do ar. Por ser crônica, o paciente pode conviver com ela por muitos anos.
Enfisema pulmonar
O enfisema pulmonar é uma doença pulmonar crônica e progressiva que afeta os alvéolos, pequenos estruturas semelhantes a saquinhos cheios de ar onde ocorrem as trocas gasosas durante a respiração. No enfisema, essas estruturas vão sendo destruídas, o que vai reduzindo a superfície disponível para essas trocas com consequente diminuição da quantidade de oxigênio que é transportada para o sangue, o que dificulta a respiração. Seus principais sintomas são: falta de ar, tosse crônica, produção de muco, chiado e sensação de aperto no peito. O enfisema pulmonar está diretamente ligado ao tabagismo.
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
A DPOC engloba um conjunto de doenças como o enfisema pulmonar e a bronquite crônica, e é caracterizada pela obstrução do fluxo de ar. O principal sintoma é a falta de ar, além da tosse persistente com catarro e chiado e aperto no peito. A principal causa da DPOC também é o tabagismo.
Existe tratamento para as doenças pulmonares crônicas?
Embora não exista cura para as doenças pulmonares crônicas, existem tratamentos para ajudam a controlar os sintomas e a melhorar a qualidade de vida.
Os principais tratamentos incluem:
- Inalação com corticosteroides para reduzir a inflamação nasal;
- Ventilação mecânica;
- Uso de antibióticos e expectorantes para tratar as infecções bacterianas e eliminar as secreções;
- Lavagem nasal;
- Cirurgias em casos graves.
Como prevenir as doenças pulmonares crônicas?
Existem algumas ações que podem ajudar na prevenção das doenças pulmonares crônicas, como:
- Lavar as mãos constantemente;
- Não fumar;
- Manter-se hidratado;
- Ter uma alimentação saudável;
- Evitar respirar pela boca, pois o nariz tem papel importante na limpeza de impurezas e no aquecimento do oxigênio que vai para os pulmões;
- Lavar o nariz com soro fisiológico para eliminar as bactérias e outros agentes invasores;
- Evitar ambientes secos ou com ar-condicionado, pois a falta de umidade resseca as mucosas.
Para saber mais, entre em contato com a TxTórax.
Fontes:
Manual MSD
Cleveland Clinic
Ministério da Saúde