Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Detecção precoce do câncer: qual a sua importância?
Imagem ilustrativa
3 min. de leitura

O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e reduz, muitas vezes, a necessidade de tratamentos mais invasivos

Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que têm como característica o crescimento desordenado das células. Muitos tipos de câncer podem ser prevenidos, por exemplo, com mudanças no estilo de vida, adotando-se hábitos mais saudáveis. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 30% e 50% de todos os casos de câncer são evitáveis. Ainda que nem sempre seja possível evitar a doença, com o diagnóstico precoce do câncer as chances de cura são maiores.

Saiba mais sobre a importância e quais exames fazer para a detecção precoce do câncer no texto abaixo.

Quais os tipos de câncer mais comuns na população brasileira?

Os cânceres com maior incidência no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), são:

  • Pele não melanoma (31,3% do total de casos);
  • Mama (10,5%);
  • Próstata (10,2%);
  • Cólon e reto (6,5%);
  • Pulmão (4,6%);
  • Estômago (3,1%).

O que é diagnóstico precoce do câncer e qual a sua importância?

Fazer o diagnóstico precoce do câncer significa identificar pacientes sintomáticos o mais cedo possível para que eles tenham a melhor chance de sucesso no tratamento. Quando o cuidado oncológico é retardado ou inacessível, há menor chance de sobrevida, maiores problemas associados com tratamento e maiores custos de atendimento.

A detecção precoce do câncer é importante para diagnosticar a doença quando não é muito grande e não se espalhou, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento. Segundo a OMS, a detecção precoce do câncer é especialmente relevante para os cânceres de mama, colo do útero, boca, laringe, cólon e reto e pele.

Como é feito o diagnóstico precoce do câncer?

A detecção precoce do câncer é feita por meio de uma série de exames que podem ser solicitados pelo médico quando o paciente apresenta algum sintoma sugestivo de câncer. Também pode ocorrer durante as consultas de rotina.

Quais são os principais exames para detecção precoce do câncer?

Para fazer o diagnóstico precoce do câncer, vários exames podem ser realizados. Dentre eles, destacam-se:

  • Exame físico: o médico pode fazer uma palpação do corpo e uma avaliação visual para procurar anormalidades, como alterações na cor da pele ou aumento de um órgão, que podem indicar a presença de câncer;
  • Exames laboratoriais: exames de urina e sangue podem ajudar o médico a identificar alterações que podem ter como causas o câncer. Por exemplo, em pessoas com leucemia, um hemograma completo pode revelar um número ou tipo incomum de glóbulos brancos;
  • Exames de imagem: esse tipo de exame permite ao médico a observação de ossos e órgãos internos de forma não invasiva. Os exames de imagem utilizados no diagnóstico precoce do câncer incluem: tomografia computadorizada, cintilografia óssea, mamografia, ressonância magnética, tomografia por emissão de pósitrons (PET), ultrassonografia e raio-X, entre outros;
  • Biópsia: nesse exame que auxilia na detecção precoce do câncer, uma amostra de tecido é coletada e enviada para análise laboratorial. A biópsia é quase sempre o único exame a fornecer um diagnóstico preciso de câncer.

Dia Mundial de Luta Contra o Câncer

O Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, celebrado em 8 de abril, é uma data que busca conscientizar e incentivar a sociedade sobre a importância da prevenção da doença. Muitas campanhas são realizadas com o objetivo de divulgar para o maior número de pessoas que a doença é tratável e curável, especialmente quando é feita a detecção precoce do câncer, ou seja, quando ele está em seus estágios iniciais.

Fontes:

Organização Mundial da Saúde (OMS)

Instituto Nacional de Câncer

Biblioteca Virtual em Saúde

CTA WhatsApp CTA WhatsApp