Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Consequências do tabagismo para o pulmão
Homem de camisa cinza segurando um cigarro
5 min. de leitura

O tabagismo destrói o tecido pulmonar, favorecendo o desenvolvimento de diversas condições de saúde graves e com elevada taxa de mortalidade

A Organização Mundial da Saúde estima que o tabagismo seja responsável por mais de 8 milhões de mortes por ano, sendo esta a maior causa evitável de adoecimento em todo o mundo. As mais de 4.700 substâncias tóxicas presentes no cigarro são inaladas pelo pulmão e se espalham rapidamente pelo corpo. O tabaco é rico em uma substância chamada nicotina — uma droga que provoca alta dependência e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), leva apenas de 7 a 19 segundos para chegar ao cérebro após a fumaça do cigarro atingir os pulmões. Além da nicotina, o cigarro é rico em monóxido de carbono — que reduz a oxigenação do sangue — e em alcatrão, que possui diversos elementos cancerígenos.

Entenda como o tabagismo afeta o organismo

Quando o assunto é cigarro, a maioria das pessoas pensam imediatamente nas consequências do tabagismo para o pulmão, mas esse é um hábito altamente prejudicial para o organismo como um todo. Além do pulmão, algumas das estruturas que são diretamente afetadas pelo tabagismo são:

  • Boca: além do cigarro causar mau hálito, a fumaça pode irritar a gengiva e alterar as mucosas bucais, favorecendo o aparecimento de cáries e alterando as papilas gustativas. O tabagismo aumenta as chances do desenvolvimento de câncer de boca;
  • Cérebro: o órgão pode ser afetado pela falta de oxigenação sanguínea e aumento da pressão arterial, dois efeitos do cigarro, considerados como um fator de risco para derrames cerebrais;
  • Estômago: o cigarro pode irritar a parede do órgão, causando enjoos e aumentando o risco de úlceras e desenvolvimento de tumores malignos;
  • Fígado: a nicotina e quase todas as outras substâncias do cigarro são metabolizadas pelo fígado, que pode desenvolver câncer e outras doenças;
  • Coração: todo o sistema circulatório é afetado pelo tabagismo, afetando a pressão arterial e a frequência cardíaca. Isso faz com que o fumante apresenta altas chances de infarto.

Consequências do tabagismo para o pulmão: quais doenças estão relacionadas ao tabagismo?

A fumaça do cigarro entra no organismo em alta temperatura, provocando uma reação inflamatória nas vias aéreas e prejudicando diversas estruturas celulares. Em outras palavras, é possível afirmar que as consequências do tabagismo para o pulmão são resultantes da lesão causada pela fumaça e pelas substâncias tóxicas presentes no cigarro — que destroem a base arquitetônica dos pulmões.

Esse processo faz com que o órgão perca gradualmente sua elasticidade e capacidade funcional, o que favorece o desenvolvimento de diversas doenças respiratórias. Entre as consequências do tabagismo para o pulmão, portanto, é possível apontar o desenvolvimento de condições, como:

Quais as consequências do uso do cigarro eletrônico e vape?

Os cigarros eletrônicos se tornaram moda no Brasil, e muitas pessoas ainda acreditam que o uso desses dispositivos é uma forma de evitar as consequências do tabagismo para o pulmão. Crença que, entretanto, não se justifica, uma vez que há inúmeros estudos que apontam que esses dispositivos vaporizadores (popularmente conhecidos como vape) podem causar uma dependência de nicotina ainda maior do que a do cigarro comum.

Além disso, esse tipo de dispositivo também causa uma reação inflamatória no pulmão, alterando suas células e estimulando o desenvolvimento de insuficiência respiratória. Por isso, é possível afirmar que todas as consequências do tabagismo para o pulmão também se aplicam para o uso do cigarro eletrônico, que é tão prejudicial quanto o comum.

Por que o cigarro aumenta o risco de câncer de pulmão?

O revestimento interno do aparelho respiratório não suporta a alta toxicidade e a alta temperatura da fumaça, sendo obrigado a iniciar um processo de substituição de células — que, por sua vez, favorece a ocorrência de mutações que levam ao desenvolvimento de tumores. Por conta desse processo, uma das principais consequências do tabagismo para o pulmão é o desenvolvimento de tumores malignos.

Vale lembrar que, além do câncer de pulmão, o cigarro está diretamente associado ao desenvolvimento de tumores malignos de boca, esôfago, colo do útero, pâncreas, bexiga, fígado, laringe, estômago, faringe e leucemias. O tabagismo é apontado como responsável por 30% das mortes por câncer.

Fumo passivo e doenças pulmonares

Quando um cigarro é consumido, apenas parte da fumaça é tragada pelo fumante, enquanto outra porcentagem é lançada no ambiente. Isso faz com que as demais pessoas, além do fumante, também fiquem expostas aos componentes tóxicos do cigarro, o que inclui as substâncias cancerígenas.

Isso significa que as consequências do tabagismo para o pulmão afetam também os chamados fumantes passivos, que sofrem com irritação nos olhos, tosse, cefaleia, problemas alérgicos e alterações nasais. Além disso, essas pessoas apresentam elevada chance de desenvolver doenças pulmonares, incluindo câncer de pulmão, além de alterações cardíacas e diversos outros problemas de saúde.

Saiba mais: o que são doenças pulmonares?

Doença pulmonar é um termo genérico que identifica uma série de enfermidades que afetam o pulmão, seja de maneira aguda ou crônica. Existem inúmeros tipos de doença pulmonar, sendo que cada um deles afeta o organismo de uma forma diferente, prejudicando não apenas sua respiração, mas o funcionamento do corpo como um todo. Muitas dessas doenças podem ser apontadas como resultantes das consequências do tabagismo para o pulmão, mas isso não é uma regra.

Entre as principais doenças pulmonares, é possível destacar:

  • Asma;
  • Pneumonia;
  • Bronquite;
  • Tuberculose;
  • Enfisema pulmonar;
  • Câncer de pulmão;
  • Embolia pulmonar;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica.

Como as doenças pulmonares podem ser evitadas?

Por mais que o desenvolvimento de doenças específicas desse órgão seja uma das principais consequências do tabagismo para o pulmão, evitar o tabagismo é apenas uma das medidas que ajudam a prevenir enfermidades. Além disso, é recomendado manter o organismo hidratado, vacinar-se adequadamente, evitar ácaros, lavar as mãos, evitar aglomerações e adotar uma dieta saudável.

Nossa clínica possui uma equipe de médicos altamente qualificados para atender você e sua família! Para saber mais sobre as consequências do tabagismo para o pulmão, entre em contato conosco!

Fontes:

Biblioteca Virtual em Saúde

Rede D’Or São Luiz

Organização Pan-Americana da Saúde

CTA WhatsApp CTA WhatsApp