Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Dia Nacional de Combate ao Câncer: Cuide da sua saúde!
Imagem ilustrativa de fita branca de combate ao câncer
3 min. de leitura

O Dia Nacional de Combate ao Câncer é uma oportunidade para refletir sobre a importância da prevenção e do tratamento dessa doença que afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo

O Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, tem como principal objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer e suas formas de combate.

O câncer é uma das doenças que mais afetam a população mundial, sendo responsável por milhões de mortes a cada ano.

Nesse sentido, é fundamental que as pessoas se conscientizem sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento do câncer adequado.

Dia Nacional de Combate ao Câncer

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado em 1988, por meio da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, com a finalidade de mobilizar a sociedade e os órgãos públicos e privados na luta contra o câncer.

Além disso, a data também visa estimular a participação da população em campanhas educativas e preventivas, bem como divulgar os avanços científicos e tecnológicos na área oncológica.

Incidência do câncer na população brasileira

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer é um conjunto de mais de 100 doenças, cujo crescimento das células torna-se desordenado, podendo invadir tecidos e órgãos adjacentes ou distantes.

Posto isso, a doença pode se originar em diferentes tipos de tecidos, sendo os tumores classificados em carcinomas (tumores que se iniciam na pele) e sarcomas (tumores que se iniciam nas células de tecido conjuntivo), tais como músculos, tendões, ossos, nervos, cartilagens e vasos sanguíneos.

No Brasil, os cânceres mais comuns são os de pele, mama, próstata, cólon e reto, bem como pulmão e estômago. Além disso, deve-se ressaltar que as regiões Sul e Sudeste são as mais incidentes em casos de câncer no país, totalizando 70% dos casos registrados.

Dessa maneira, o Dia Nacional de Combate ao Câncer torna-se essencial para conscientização em todo o território, uma vez que se espera que o número de casos seja de 704 mil para cada ano entre 2023 e 2025.

Causas do câncer

O câncer é causado por alterações no DNA das células, que podem ocorrer por diversos fatores, tanto internos quanto externos.

Alguns desses fatores podem ser modificados, aumentando as chances de combate ao câncer, no entanto, outros são imutáveis, exigindo uma maior atenção e cuidado. Entenda a diferença entre eles.

Fatores de risco mutáveis

Em suma, os fatores de risco mutáveis são aqueles que dependem das escolhas pessoais e podem ser evitados ou minimizados. Alguns exemplos são:

  • O tabagismo;
  • O consumo excessivo de álcool;
  • A obesidade e o sedentarismo;
  • Alimentação inadequada.

Fatores de risco imutáveis

Em contrapartida, os fatores de risco imutáveis são aqueles que não podem ser alterados e que exigem uma maior vigilância e prevenção, bem como:

  • A hereditariedade;
  • A idade;
  • Mutações genéticas.

Combate ao câncer: como prevenir?

A prevenção é a melhor forma de iniciar o combate ao câncer, pois pode evitar ou retardar o aparecimento da doença. Algumas medidas simples podem fazer a diferença no combate ao câncer.

Parar de fumar

O tabagismo é a principal causa evitável de câncer e de outras doenças crônicas, desse modo, parar de fumar é um dos maiores benefícios que uma pessoa pode fazer para combater o câncer pulmonar e outros.

Realizar exames periódicos

O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura e reduzir as sequelas do câncer. Dessa maneira, realizar exames periódicos é essencial para o combate ao câncer, pois com eles é possível detectar possíveis alterações nas células antes que elas se tornem malignas.

Fontes:

Instituto Nacional de Câncer (Inca)

Organização Mundial da Saúde (OMS)

Ministério da Saúde

CTA WhatsApp CTA WhatsApp