A campanha alerta sobre os sinais da doença, incentiva a adoção de medidas de prevenção e combate preconceitos
Agosto Branco adverte sobre o câncer de pulmão, um dos tumores mais incidentes na população e com diagnóstico frequentemente tardio, já que os sintomas iniciais são inespecíficos. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tipo é o terceiro mais comum entre os homens e o quarto entre as mulheres, sem considerar o câncer de pele não melanoma.
Essa doença é uma das principais causas de mortes evitáveis. Afinal, cerca de 85% dos casos diagnosticados estão ligados ao consumo de tabaco. Além do cigarro representar o maior risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão, a exposição a agentes carcinogênicos em ambiente de trabalho também é um fator importante. Campanhas, como a do Agosto Branco, visam alertar sobre a incidência e os perigos da doença.
Saiba mais sobre o Agosto Branco e proteja sua saúde pulmonar!
O que é o Agosto Branco?
Agosto Branco é uma campanha de conscientização sobre prevenção e tratamento do câncer de pulmão. Para isso, a iniciativa alerta sobre os perigos do tabagismo, incentiva a adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames preventivos para o diagnóstico precoce.
Dessa forma, diversas palestras, atividades em centros educativos e ações comunitárias são realizadas ao longo do mês para debater sobre os danos do tabagismo e as medidas de saúde que previnem o câncer de pulmão e outras doenças provocadas pelo fumo.
Qual a importância da conscientização do câncer de pulmão?
A prevenção primária é caracterizada por um conjunto de ações destinadas a evitar fatores de risco da doença. Essa é uma ação do Agosto Branco, que atua no combate do câncer de pulmão ao debater sobre os perigos de fumar, da exposição passiva ao fumo e do contato de substâncias carcinogênicas em ambiente de trabalho.
A conscientização também tem relação com a prevenção secundária, que são as ações de detecção e tratamento precoce da doença. Além de apontar os sintomas da condição, o Agosto Branco incentiva exames e consultas preventivas, o que pode resultar em diagnósticos precoces e prognósticos melhores.
Campanhas semelhantes ao Agosto Branco também contribuem para combater o estigma ligado ao câncer de pulmão. Como a principal causa da doença é o tabagismo, as pessoas podem culpabilizar e não ter empatia pelos pacientes ao considerar que eles escolheram ter hábitos de vida prejudicais e irresponsáveis.
Por fim, Agosto Branco e iniciativas de conscientização oferecem apoio e orientação para os pacientes diagnosticados, informando sobre os direitos garantidos para quem sofre com a doença, sobre serviços médicos especializados e outros programas que possam ajudá-los. Além disso, podem atrair mais atenção para o tema, incentivando novas terapias para o tratamento.
Diagnóstico precoce do câncer de pulmão: quais são as opções?
O diagnóstico precoce do câncer de pulmão melhora o prognóstico do paciente. Geralmente, as fases iniciais da doença não manifestam nenhum sintoma ou apresentam sinais que são facilmente confundidos com problemas respiratórios, como pneumonia e bronquite.
Por isso, o rastreamento do câncer de pulmão é recomendado para pessoas com idade superior a 55 anos, que são fumantes ativos ou pararam de fumar há menos de 15 anos. O exame mais indicado é a tomografia computadorizada de baixa dose de radiação, capaz de identificar lesões pulmonares que possam caracterizar câncer.
Pode ser necessário realizar outros exames para investigar as lesões pulmonares suspeitas. Nessas situações, a biópsia é feita para a confirmação do câncer e a classificação do tipo. Outros testes de identificação de mutações genéticas específicas podem auxiliar no tratamento.
Entenda a importância da conscientização do câncer de pulmão.
Como prevenir o câncer de pulmão?
Como os pacientes costumam sentir os sintomas em estágios mais avançados da doença, a melhor estratégia no caso do câncer de pulmão é a prevenção incentivada na campanha Agosto Branco. As principais medidas são:
- Não fumar cigarros, charutos, cachimbos ou cigarros eletrônicos;
- Não ficar próximo a fumantes para evitar a exposição passiva;
- Evitar a exposição a agentes químicos, como urânio, arsênico, cromo, cloreto de vinil;
- Evitar ambientes com poluição intensa, devido aos agentes cancerígenos presentes no ar e à inflamação crônica induzida pelos poluentes nos pulmões;
- Manter uma alimentação saudável;
- Praticar exercícios físicos regularmente.
Nossa clínica possui uma equipe de médicos altamente qualificados para atender você e sua família!
Fonte: