Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Lobectomia pulmonar
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
5 min. de leitura

Procedimento de remoção de um dos lobos do pulmão, a lobectomia pulmonar é indicada principalmente para tratar cânceres em estágio inicial

A lobectomia pulmonar é uma intervenção cirúrgica que consiste na remoção completa de um dos lobos do pulmão, sendo indicada principalmente no tratamento de tumores que acometem este órgão. A remoção total do lobo afetado pelo câncer geralmente oferece uma margem de segurança adequada, minimizando assim as chances de recorrência do tumor maligno.

Para a realização de uma lobectomia pulmonar, é necessário dissecar, isolar e seccionar os vasos e brônquios do lobo que está sendo retirado. De modo geral, esse procedimento pode ser realizado de 3 formas: toracotomia (cirurgia clássica aberta), videotoracoscopia ou cirurgia robótica. A metodologia aplicada vai depender das características e particularidades de cada caso, bem como as condições clínicas do paciente.

Entenda a anatomia do pulmão

O pulmão é um órgão do sistema respiratório que se responsabiliza principalmente por realizar as trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. Quando uma pessoa inspira, o ar entra pela boca ou nariz e chega até o pulmão através da traqueia: uma estrutura tubular que se divide em dois brônquios principais que, por sua vez, se subdividem em ramos menores chamados bronquíolos.

No final de cada um dos bronquíolos, existem pequenos “sacos” de ar denominados alvéolos — por onde passam pequenos vasos sanguíneos que absorvem o oxigênio do ar inalado, fazendo com que ele entre na corrente sanguínea, e liberando o dióxido de carbono (que é uma substância tóxica para o organismo, eliminado pelo corpo no momento da expiração). Esse processo de captação de oxigênio e expulsão de carbono é a principal função pulmonar.

O corpo humano conta com dois pulmões, ambos órgãos esponjosos que ficam localizados dentro da caixa torácica. O pulmão direito é dividido em 3 partes, chamadas lobos, enquanto o pulmão esquerdo possui apenas 2 lobos. O órgão localizado do lado esquerdo é menor por causa da presença do coração nessa região do tórax. A lobectomia pulmonar consiste justamente na remoção de um desses lobos.

Quando a lobectomia pulmonar é indicada?

A lobectomia pulmonar é uma intervenção cirúrgica indicada principalmente para o tratamento do câncer de pulmão em sua fase inicial. Além disso, o procedimento de remoção de um lobo do pulmão pode ser indicado no tratamento de doenças que incluem:

  • Infecções fúngicas;
  • Tuberculose;
  • Enfisema pulmonar;
  • Bronquiectasia;
  • Metástases pulmonares;
  • Malformações congênitas do pulmão.

Existem contraindicações?

A lobectomia pulmonar não é indicada para tratar cânceres que se encontram em fases mais avançadas, sendo considerado menos eficiente nestes casos e colocando o paciente em uma situação desnecessária de risco. Além disso, a intervenção não é indicada nos casos em que o indivíduo apresenta risco cardiovascular ou função pulmonar comprometida. É fundamental que o candidato à cirurgia seja criteriosamente avaliado antes de se submeter à operação.

Como é a preparação para a cirurgia?

A preparação para a lobectomia pulmonar envolve uma série de avaliações físicas e clínicas para verificar se o paciente está apto a se submeter ao procedimento, com mínimas chances de intercorrências relacionadas à anestesia ou à cirurgia. Em geral, os principais exames pré-operatórios incluem exames de sangue e de imagem e avaliação cardiológica e da função pulmonar.

A preparação para a cirurgia de remoção de lobo pulmonar também pode envolver a suspensão do uso de medicamentos de ação anticoagulante, bem como eliminação do tabagismo e jejum prévio. Todas essas recomendações são passadas para o paciente ao longo das consultas pré-operatórias.

Como é realizada a lobectomia pulmonar?

Conforme explicado, a intervenção pode ser realizada a partir de 3 metodologias. São elas:

Lobectomia pulmonar aberta

Trata-se do procedimento convencional, em que o cirurgião de tórax faz uma incisão na parede torácica do paciente e afasta as costelas da região para garantir uma melhor visualização dos órgãos internos. Essa intervenção é realizada com anestesia geral, necessitando de internação hospitalar e observação do paciente por alguns dias, de modo a acompanhar seu estado geral de saúde.

Lobectomia pulmonar por videotoracoscopia

Essa é uma intervenção minimamente invasiva, em que o cirurgião faz apenas um pequeno corte na parede torácica do paciente, por onde é inserida uma microcâmera que capta imagens em tempo real do interior do tórax e as transmite para um monitor. Dessa forma, o médico tem uma visão clara dos órgãos internos e pode conduzir o procedimento sem fazer um grande corte no corpo do paciente.

Os demais instrumentos cirúrgicos necessários para a remoção do lobo pulmonar também são inseridos através de pequenas incisões. Esse tipo de intervenção videoassistida oferece menor dano aos tecidos do organismo, possibilitando uma recuperação pós-operatória mais rápida e tranquila.

Lobectomia pulmonar robótica

Como o nome sugere, essa é uma cirurgia que utiliza um robô para remover o lobo pulmonar doente. O aparelho é completamente controlado pelo cirurgião, que tem maior precisão de movimentos e corre menos riscos de sofrer com tremores de mão ou outras falhas humanas. A lobectomia pulmonar robótica também é realizada de maneira minimamente invasiva, com uma câmera cirúrgica e instrumentos inseridos por uma pequena incisão.

Cuidados pós-operatórios da lobectomia pulmonar

Após a remoção do lobo pulmonar doente, o paciente deve ficar com um dreno no tórax, por alguns dias. Nesse período, o indivíduo também permanece em observação médica para observar sua recuperação clínica e resposta do organismo ao procedimento. Com a retirada do dreno, caso não haja dor ou complicação clínica que demande controle hospitalar, o paciente pode ter alta.

O retorno às atividades do cotidiano varia de acordo com cada paciente. Diversos fatores podem influenciar nesse período, sendo importante que o paciente siga corretamente todas as recomendações referentes a repouso, administração de medicamentos e outros cuidados.

Para saber mais sobre a lobectomia pulmonar e tirar suas dúvidas sobre esse procedimento, entre em contato e agende uma consulta com os profissionais da TxTórax.

Fontes:

Instituto Oncoguia

TxTórax

Converse com um de nossos especialistas