Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
Correção cirúrgica de fratura na costela
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
4 min. de leitura

A cirurgia para correção de fratura na costela é indicada para casos específicos, trazendo benefícios ao processo de recuperação do paciente

A correção cirúrgica de fratura na costela é uma intervenção indicada para casos específicos desta lesão, cabendo a um especialista avaliar criteriosamente cada caso para identificar se esta metodologia é a mais adequada para tratar a condição. Muitas vezes, o tratamento recomendado pode incluir apenas repouso e uso de medicamentos para alívio da dor, permitindo que o próprio corpo se encarregue de curar a lesão.

A maioria dos casos de fratura na costela não é grave, mas esse é um tipo de lesão que pode levar à perfuração dos pulmões ou outros órgãos e vasos da região. Esse tipo de situação pode causar hemorragia e colocar a vida do indivíduo em sério risco, sendo sempre necessário que o paciente seja devidamente avaliado por um médico especializado. Entenda melhor a seguir!

Entenda o que é uma fratura na costela

A fratura na costela ocorre quando há ruptura total ou parcial de um ou mais ossos que envolvem o tórax, um problema que geralmente é resultante de um impacto contundente. A principal causa da fratura é o traumatismo decorrente de acidentes de trânsito, agressão física, queda de altura, práticas esportivas ou outras ocorrências que levam a um forte impacto na região do tórax.

O ideal é que todas as pessoas que passaram por algum evento que gerou trauma físico intenso sejam submetidos a uma avaliação especializada, especialmente se apresentarem sintomas como dor no tórax, dificuldade para respirar, febre ou tosse com sangue. O diagnóstico da condição é feito a partir de exames de imagem.

Quando uma fratura da costela exige tratamento cirúrgico?

Em geral, a correção cirúrgica de fratura na costela é indicada para casos mais específicos, especialmente quando o paciente não apresenta melhora após o tratamento conservador ou quando a lesão está causando dano aos órgãos internos. Existem alguns casos em que o paciente tem uma necessidade de voltar mais rapidamente às atividades do cotidiano, podendo ser encaminhado para a operação com o intuito de favorecer sua recuperação.

É fundamental que a indicação cirúrgica seja criteriosamente avaliada por uma equipe médica especializada em cirurgia do tórax, que poderá identificar se essa intervenção é a melhor opção terapêutica para o indivíduo. O acompanhamento médico também é fundamental para que seja escolhida a metodologia cirúrgica mais adequada para o quadro apresentado.

Como é a preparação para a cirurgia?

O pré-operatório da correção cirúrgica de fratura na costela é semelhante ao das demais intervenções cirúrgicas, e envolve principalmente a realização de uma bateria de exames para identificação do estado geral de saúde do indivíduo. Esse tipo de preparo é essencial para que tanto o médico anestesiologista quanto o cirurgião de tórax planejem o procedimento da forma mais segura possível ao paciente.

De acordo com o quadro do paciente e avaliação médica, os principais exames que são solicitados ao longo da preparação para a correção cirúrgica de fratura na costela são:

  • Hemograma;
  • Radiografia de tórax;
  • Eletrocardiograma;
  • Ecocardiograma.

Além disso, o pré-operatório demanda uma avaliação pré-anestésica realizada por um médico anestesiologista e pode incluir recomendações gerais referentes à eliminação do tabagismo e de alguns medicamentos de ação anticoagulante, além de outros cuidados específicos.

Como o procedimento é realizado?

A correção cirúrgica de fratura na costela é um procedimento que deve ser sempre individualizado, sendo realizado de acordo com as características da lesão — tais como sua localização e gravidade. Cabe ao cirurgião de tórax identificar a metodologia mais adequada para o quadro apresentado, priorizando sempre o melhor resultado para o paciente.

Diversos materiais, placas e hastes flexíveis podem ser usados para reposicionar e fixar os arcos costais do paciente, auxiliando na recuperação da fratura e favorecendo o processo de cura do paciente. A escolha pelo recurso que será usado na correção cirúrgica de fratura na costela varia de acordo com as necessidades de cada caso.

Como é a recuperação após correção cirúrgica de fratura na costela?

A recuperação do paciente que foi submetido a uma correção cirúrgica de fratura na costela demanda repouso relativo nos primeiros dias e uso de medicamentos para prevenir infecções e aliviar o desconforto sentido pelo indivíduo. Nos primeiros dias após a intervenção, pode ser necessário evitar levantar pesos e tomar cuidado ao tossir.

A fisioterapia é fundamental para o pós-operatório da correção cirúrgica de fratura na costela, pois os exercícios propostos ajudam a manter a força muscular e amplitude das articulações. Além disso, é possível realizar exercícios respiratórios que favorecem a expansão do tórax e a recuperação e manutenção da capacidade pulmonar do paciente.

Durante a recuperação, é necessário adotar cuidados como não dormir de lado ou de barriga para baixo, de modo a não causar pressão sobre o osso lesionado. Também é recomendado não dirigir nos primeiros dias após a correção cirúrgica de fratura na costela, bem como não praticar esportes até liberação médica.

Para saber mais sobre a correção cirúrgica de fratura na costela, entre em contato com os profissionais da clínica TxTórax.

Fontes:

Manual MSD

TxTórax

Converse com um de nossos especialistas