Intervenção é realizada a partir de um sistema robótico controlado pelo cirurgião, oferecendo mais segurança e diversos benefícios ao paciente
As cirurgias torácicas dizem respeito a uma ampla variedade de procedimentos destinados a tratar condições que afetam estruturas do tórax, pulmão, mediastino e vias respiratórias. Cada intervenção é individualizada, sendo realizada a partir de uma metodologia específica.
A cirurgia torácica robótica é um tipo de procedimento minimamente invasivo realizado na região torácica (o peito), utilizando um sistema robótico para auxiliar o cirurgião durante o processo. Esse sistema robótico oferece várias vantagens em comparação com as técnicas tradicionais de cirurgia aberta ou mesmo com a cirurgia torácica minimamente invasiva convencional.
Saiba mais a seguir!
O que é a cirurgia torácica robótica?
A cirurgia torácica robótica é um tipo de intervenção cirúrgica que utiliza um sistema robótico para executar o procedimento. Esse sistema é controlado pelo cirurgião torácico, que manipula os instrumentos a partir de um console específico que permite a realização de movimentos bastante precisos e delicados.
O sistema robótico utilizado neste tipo de intervenção também conta com braços robóticos equipados com instrumentos cirúrgicos miniaturizados, que são controlados remotamente pelo cirurgião a partir do console. Além disso, há um sistema de visão com câmeras de alta definição que são inseridas na área cirúrgica, captando e transmitindo imagens para um monitor presente no console.
Como é feita a cirurgia torácica robótica?
A cirurgia torácica robótica é realizada de maneira semelhante a uma toracoscopia, mas com o auxílio de um sistema cirúrgico robótico. Com o paciente anestesiado e/ou sedado, o cirurgião faz pequenas incisões na parede torácica para permitir a inserção dos instrumentos cirúrgicos e da câmera.
Em seguida, os instrumentos cirúrgicos são inseridos por meio dessas incisões, sendo posicionados dentro da cavidade torácica do paciente. Como dito anteriormente, uma microcâmera também é inserida por uma das incisões, captando imagens que serão exibidas em tempo real nos monitores do console, permitindo uma visualização detalhada da anatomia interna do paciente.
Usando os controles manuais do console, o cirurgião manipula os instrumentos robóticos para realizar a cirurgia torácica robótica, que pode envolver a remoção de tecido doente, reparo de estruturas danificadas ou outras intervenções específicas para tratar a condição do paciente. Após a conclusão do procedimento, os instrumentos são removidos e as incisões são fechadas com suturas ou adesivos cirúrgicos.
Para quem é indicada a cirurgia torácica robótica?
A cirurgia torácica robótica é indicada para pacientes acometidos por alguma das variadas condições médicas que afetam a região torácica, incluindo doenças dos pulmões, esôfago, mediastino e diafragma. Essas condições podem incluir:
- Câncer de pulmão;
- Tumores do mediastino (região entre os pulmões);
- Tumores do diafragma;
- Hiperidrose (suor excessivo, que é tratado a partir de uma intervenção que interrompe a ação dos nervos que estimulam as glândulas sudoríparas);
- Doenças pulmonares intersticiais;
- Derrames pleurais recorrentes.
Embora a cirurgia torácica robótica seja muito benéfica ao paciente, permitindo rápida recuperação e menor lesão aos tecidos, nem todas as pessoas são candidatas ideais para a intervenção. A decisão de usar essa abordagem cirúrgica depende de vários fatores, incluindo a experiência do cirurgião e a condição médica do paciente.
O cirurgião torácico avaliará cuidadosa e individualmente cada caso para determinar a melhor abordagem cirúrgica para o paciente.
Riscos e benefícios da cirurgia torácica robótica
Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia torácica robótica certamente oferece alguns riscos. Os principais deles são:
- Efeitos adversos relacionados à anestesia;
- Infecção;
- Complicações cardiovasculares;
- Dor pós-operatória;
- Problemas respiratórios.
No que diz respeito aos benefícios da cirurgia torácica robótica, é possível destacar:
- Menor trauma aos tecidos;
- Recuperação mais rápida e menor período de internação hospitalar em comparação com a cirurgia aberta;
- Menos dor pós-operatória;
- Melhor precisão dos movimentos e melhor capacidade de manipulação dos tecidos pelo cirurgião;
- Possibilidade de realizar procedimentos complexos com maior segurança;
- Menor risco de complicações como infecções e sangramento excessivo;
- Visualização ampliada da área cirúrgica.
Em resumo, a cirurgia torácica robótica oferece vários benefícios em comparação à intervenção aberta e até mesmo em relação à toracoscopia. Embora ainda existam riscos na cirurgia torácica robótica, eles são menores quando comparados a esses demais procedimentos.
Recuperação da cirurgia torácica robótica
A recuperação da cirurgia torácica robótica pode variar de acordo com o tipo específico do procedimento realizado, a condição médica do paciente e outros fatores individuais. Entre os principais cuidados que precisam ser adotados ao longo do processo de recuperação, estão:
- Seguir as orientações do cirurgião em relação à prática de atividades físicas e repouso;
- Administrar os medicamentos conforme prescrição do cirurgião;
- Comparecer às consultas de retorno.
A TxTórax é uma clínica especializada em cirurgias torácicas e em transplante pulmonar, possuindo uma equipe com aprofundado conhecimento em metodologias abertas, videotoracoscopias e cirurgias torácicas robóticas. Essa equipe é formada por 10 médicos totalmente dedicados à saúde torácica, sendo liderados pelo Dr. Marcos Samano, que acumula ampla experiência em sua especialidade e se destaca por ser um dos principais nomes da área de transplante de pulmão no Brasil.
Fontes: