Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
5 min. de leitura

Conheça as melhores opções terapêuticas para este tipo de tumor

A metástase pulmonar acontece quando células cancerígenas de um tumor localizado em outra região do corpo se disseminam e atingem os pulmões. Isso é relativamente comum, já que os pulmões possuem uma rica vascularização, o que favorece a chegada dessas células.

Para saber as opções de tratamento de metástase pulmonar, continue lendo este texto.

O que é metástase pulmonar?

A disseminação do câncer é cientificamente chamada de metástase. A metástase pulmonar ocorre quando células cancerígenas de um tumor localizado em outra parte do corpo se espalham pela corrente sanguínea ou pelo sistema linfático e chegam até os pulmões. A metástase é diferente do câncer de pulmão, que começa nos pulmões.

Os cânceres comuns que metastatizam para os pulmões incluem câncer de mama, de cólon, de próstata, de bexiga, sarcoma, entre outros. Na verdade, quase todos os tipos de câncer têm a capacidade de se espalhar para os pulmões e iniciar uma metástase pulmonar, embora os mencionados sejam os mais frequentemente considerados como primários e metastáticos para os pulmões.

Sintomas da metástase pulmonar

Uma metástase pulmonar pode produzir sintomas semelhantes aos de outras doenças pulmonares e torácicas graves. No entanto, assim como os tumores primários do pulmão, também podem ser silenciosos. Os sintomas, quando presentes, podem incluir:

  • Tosse crônica;
  • Falta de ar;
  • Dor no peito;
  • Fadiga;
  • Perda de peso sem causa aparente.

Diagnóstico da metástase pulmonar

Os métodos de diagnóstico por imagem são os principais exames na identificação de nódulos pulmonares múltiplos característicos de metástasis pulmonares. Estes incluem:

  • Radiografia de tórax;
  • Tomografia computadorizada de tórax;
  • Tomografia por emissão de pósitrons (PET);

Além disso, exames laboratoriais e avaliação do histórico oncológico do paciente ajudam a determinar se as lesões são realmente metastáticas e qual é a sua origem. O diagnóstico de certeza normalmente acaba sendo realizado a partir da obtenção de material para análise histológica que pode ser por:

  • Broncoscopia para visualizar as vias aéreas e coletar amostras de tecido, se possível;
  • Biópsia por agulha transtorácica, guiada por tomografia de tórax;
  • Cirurgia para retirar uma amostra de tecido dos pulmões (biópsia pulmonar cirúrgica).

Opções de tratamento para metástase pulmonar

O tratamento de metástase pulmonar depende de vários fatores, como o tipo e a agressividade do câncer primário, o número e a localização das metástases, o estado geral do paciente e se há outras áreas do corpo acometidas.

No geral, a maioria dos planos de tratamento de metástase pulmonar se concentra em retardar ou interromper a disseminação das células cancerígenas e aliviar os sintomas do paciente para melhorar sua qualidade de vida. Esses planos incluem:

  • Quimioterapia: tratamento de metástase pulmonar usado principalmente quando há múltiplas metástases. A quimioterapia ajuda a retardar o crescimento das células cancerígenas.
  • Radioterapia: utiliza partículas ou ondas de alta energia para destruir ou danificar células cancerígenas. Pode ser usada isoladamente ou em conjunto com outros tratamentos, e costuma ser empregada para controle local ou alívio de sintomas da metástase pulmonar.
  • Imunoterapia: tipo de tratamento contra o câncer que ajuda o sistema imunológico a encontrar e atacar células cancerígenas. Ela utiliza substâncias produzidas pelo corpo ou em laboratório para estimular ou fortalecer o sistema imunológico para que ele funcione melhor contra o câncer.
  • Terapia-alvo: esse tratamento de metástase pulmonar ajuda o organismo a atacar células cancerígenas com mutações genéticas específicas.
  • Cirurgia (metastasectomia pulmonar): indicada em casos selecionados, quando há poucas metástases, bom controle do tumor primário, boa função pulmonar ou quando não há expectativa de que a quimioterapia ou a radioterapia tenham maior chance de sucesso.

Prognóstico: o que esperar após o tratamento?

Após o tratamento de metástase pulmonar, não há como saber exatamente quanto tempo o paciente ainda apresentará metástases pulmonares. Isso depende de muitos fatores, incluindo o tipo de câncer, o número de metástases pulmonares e a possibilidade de cirurgia.

O acompanhamento contínuo com a equipe oncológica e o monitoramento por exames periódicos são fundamentais para avaliar a eficácia do tratamento e detectar novas lesões precocemente.

Quando procurar um cirurgião torácico?

O cirurgião torácico é o especialista capacitado para realizar a avaliação cirúrgica do pulmão, discutir riscos e benefícios da cirurgia e atuar em conjunto com oncologistas e pneumologistas para definir o melhor plano de tratamento de metástase pulmonar.

Ele deve ser procurado quando houver suspeita de metástase no pulmão, quando o oncologista considera como opção de tratamento a cirurgia ou nos casos em que é necessário realizar uma biópsia pulmonar.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT)

Medscape

Sociedade Americana de Câncer

CTA WhatsApp CTA WhatsApp