Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
6 min. de leitura

Contar com um especialista em cirurgia torácica é fundamental para o sucesso desse procedimento

Com o avanço dos métodos de imagem e maior número de tomografias computadorizadas de tórax realizadas ao longo dos últimos anos, o achado de nódulos pulmonares se torna cada vez mais frequente. O diagnóstico diferencial destes nódulos pode variar de uma cicatriz pulmonar até um processo infeccioso ou inflamatório, um tumor benigno ou até mesmo um câncer de pulmão.

Por este motivo, a correta interpretação deste exame e sua correlação com a história clínica do paciente e seus antecedentes é de extrema importância para a tomada de decisão dos próximos passos. Nesse sentido, o profissional a ser consultado deve ser especialista e muito experiente para auxiliar o paciente nesta jornada.

Acompanhe a leitura e obtenha ajuda para elucidar essa questão.

O que é um nódulo pulmonar?

Os nódulos pulmonares são formações anômalas no pulmão, mais densas e endurecidas do que o tênue tecido pulmonar (o pulmão normal é formado por espaços cheios de ar denominados alvéolos, portanto muito macios). Num exame de radiografia ou tomografia computadorizada do tórax, estes nódulos aparecem como manchas ou formações arredondadas.

Radiograficamente, os nódulos são caracterizados com base em seu tamanho, densidade e forma. Nódulos pequenos e lisos são mais propensos a ser benignos, enquanto nódulos com maior probabilidade de ser cancerígenos são aqueles com bordas irregulares, densidades mistas ou que estão crescendo ao longo do tempo.

Quando é necessário realizar biópsia do nódulo pulmonar?

A biópsia do nódulo pode ser realizada por meio de uma punção com agulha através do tórax e guiada pela tomografia computadorizada ou por meio de broncoscopia. A primeira é a mais utilizada e com maior taxa de acerto. Atualmente, a biópsia é indicada quando há dúvida diagnóstica e probabilidade de que não haja necessidade de remoção do nódulo, como no caso de nódulos cicatriciais ou infecciosos/inflamatórios.

Quando a remoção do nódulo é indicada?

A remoção é indicada quando há forte suspeita de câncer primário de pulmão ou quando o diagnóstico de neoplasia pulmonar já está estabelecido por uma biópsia pulmonar prévia.

Quais exames são necessários antes da cirurgia?

O cirurgião pode solicitar os seguintes exames antes de realizar a cirurgia para remoção de nódulo pulmonar:

  • Exames de sangue;
  • Testes de função pulmonar;
  • Radiografia do tórax;
  • Tomografia computadorizada;
  • Eletrocardiograma ou teste ergométrico;
  • Ressonância magnética;
  • Tomografia por emissão de pósitrons (PET);
  • Broncoscopia.

Tipos de cirurgia para remoção de nódulo pulmonar

Os procedimentos cirúrgicos para remoção de nódulo pulmonar utilizados dependem do tamanho, da condição e da localização do nódulo. Como a maioria das indicações é por suspeita ou diagnóstico de tumor maligno, a cirurgia tem caráter diagnóstico e também terapêutico. A remoção de nódulo pulmonar pode ser feita por:

  • Segmentectomia: apenas uma parte do lobo pulmonar em que se encontra o nódulo é removida. Essa cirurgia para remoção de nódulo pulmonar é indicada para nódulos pequenos, normalmente menores do que 2 cm de diâmetro.
  • Segmentectomia anatômica: nesta modalidade, o segmento pulmonar é removido por completo, com a ligadura dos vasos e o brônquio correspondentes.
  • Segmentectomia em cunha (wedge): neste tipo de cirurgia, o nódulo pulmonar é removido juntamente com uma pequena porção de pulmão circunjacente, que corresponde à margem de segurança.
  • Lobectomia: nessa cirurgia para remoção de nódulo pulmonar, o lobo inteiro do pulmão é removido. Existem 3 lobos à direita (superior, médio e inferior) e 2 lobos à esquerda (superior e inferior). Esta cirurgia é mais indicada quando os nódulos têm mais do que 2 cm ou existe necessidade de maior margem de segurança.

Todos esses procedimentos para remoção de nódulo pulmonar podem ser realizados por meio das técnicas de cirurgia por vídeo (videolaparoscopia ou cirurgia robótica) ou cirurgia convencional (aberta). Atualmente, recomenda-se sempre que possível a cirurgia por vídeo.

Como é o pós-operatório?

O período de internação médio para remoção de nódulo pulmonar varia de 3 a 5 dias, mas a recuperação completa pode demorar algumas semanas. Após a cirurgia, é colocado um dreno torácico para retirada de sangue e líquidos acumulados na cirurgia, e esse dreno deve permanecer por alguns dias. Neste período de internação, o paciente passa por fisioterapia respiratória e controle de dor com medicamentos analgésicos.

Após a alta hospitalar, é importante que o paciente mantenha os medicamentos analgésicos conforme orientação médica, mas também realize caminhadas e exercícios físicos leves para rápida recuperação.

É importante que o paciente compareça às consultas regulares de acompanhamento com o médico para monitorar sua recuperação e lidar com eventuais complicações.

A remoção garante a cura?

A remoção de nódulo pulmonar pode levar à cura, mas esse desfecho depende de uma série de fatores, como idade e saúde geral do paciente, estágio do tumor, tamanho do nódulo, presença ou não de metástases, entre outros.

O papel do cirurgião torácico na avaliação do nódulo

O cirurgião torácico tem um papel fundamental tanto na avaliação quanto no tratamento de nódulos pulmonares, especialmente quando há suspeita de câncer ou necessidade de intervenção cirúrgica. Cabe a esse especialista analisar os exames realizados, indicar a melhor conduta terapêutica, fazer a cirurgia (quando for indicada) e manter o acompanhamento do paciente.

Agosto Branco: mês de conscientização e prevenção ao câncer de pulmão

A campanha Agosto Branco tem como objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção do câncer de pulmão, uma das principais causas de morte por câncer em todo o mundo. A doença atinge principalmente fumantes e ex-fumantes, mas também pode afetar pessoas expostas à fumaça do cigarro (fumantes passivos) e outras substâncias tóxicas.

Por isso, manter uma rotina saudável, evitar exposição à fumaça de cigarro e realizar exames médicos regulares são determinantes para reduzir os riscos e garantir a prevenção do câncer de pulmão.

Cuide da sua saúde. Apoie o Agosto Branco.

Fontes:

American Lung Association.

Cleveland Clinic.

CTA WhatsApp CTA WhatsApp