Conheça as principais informações que você precisa obter se receber indicação de cirurgia no tórax
Dependendo da condição médica que tenha sido diagnosticada em um paciente, ele pode ser encaminhado a um especialista em cirurgia torácica. Mas o que faz esse profissional? De maneira simplificada, trata-se do especialista que cuida das doenças dos pulmões, do tórax e de lesões e malformações na região torácica.
Continue a leitura e saiba mais sobre o especialista em cirurgia torácica e quando procurá-lo.
O que faz um especialista em cirurgia torácica?
O especialista em cirurgia torácica é o profissional focado no diagnóstico e no tratamento de condições no tórax, incluindo pulmões, o mediastino e a parede torácica. As doenças mais comuns tratadas pelo especialista em cirurgia torácica incluem: câncer de pulmão, enfisema, tumores localizados no mediastino, problemas relacionados à parede torácica e trauma torácico.
Quando procurar um especialista em cirurgia torácica?
Na maioria dos casos, um paciente é encaminhado para um especialista em cirurgia torácica por outro profissional médico como pneumologista, cardiologista, clínico geral ou oncologista. Pode ser ainda encaminhado por outra especialidade e até mesmo por profissionais da área da saúde. Estes avaliam se o indivíduo pode ou não ser beneficiado por uma cirurgia para tratar uma condição que envolve essa região do organismo.
Nesse contexto, a cirurgia torácica inclui qualquer operação para tratar um problema no tórax e na parte superior do abdômen, como, por exemplo:
- Câncer de pulmão;
- Problemas congênitos pulmonares (presentes no nascimento);
- Tumores no timo ou mediastino;
- Transplantes de pulmão;
- Deformidades da parede torácica;
- Problemas relacionados ao diafragma.
Principais procedimentos realizados por um especialista em cirurgia torácica
A especialidade da cirurgia torácica inclui vários métodos cirúrgicos que são usados para tratar doenças e lesões na região do tórax. São eles:
- Cirurgia aberta: envolve incisões maiores para acessar os órgãos dentro do tórax. As técnicas podem variar de acordo com a finalidade da cirurgia, sendo as principais a toracotomia e a esternotomia
- Cirurgia por videolaparoscopia: envolve incisões menores e uso de instrumentos e câmeras para a realização do procedimento. Exemplos de cirurgia minimamente invasiva realizada pelo especialista em cirurgia torácica incluem cirurgia de toracoscopia videoassistida para pulmão e outros procedimentos torácicos
- Cirurgia robótica: tipo de intervenção cirúrgica semelhante à cirurgia por videolaparoscopia, só que, nesse caso, é utilizado um sistema robótico para executar o procedimento, controlado pelo especialista em cirurgia torácica. Na cirurgia robótica, o profissional manipula os instrumentos a partir de um console específico, que permite a realização de movimentos bastante precisos e delicados.
Como escolher um bom especialista em cirurgia torácica?
Ao receber indicação para buscar um especialista em cirurgia torácica, é importante considerar:
- As credenciais do profissional: avalie se o médico possui o título de especialista em cirurgia torácica concedido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT) e Associação Médica Brasileira (AMB). A certificação informa que o médico possui as habilidades, a experiência e o treinamento necessários para realizar a cirurgia torácica. Verifique também se o especialista em cirurgia torácica não possui histórico de reclamações por negligência ou ações disciplinares.
- As referências: procure referências de um especialista em cirurgia torácica junto ao seu médico de confiança e de familiares, amigos e outros profissionais de saúde.
- A experiência: quanto mais experiência um cirurgião torácico tiver com uma condição ou procedimento específico, melhores serão os resultados do tratamento. A experiência permite que o cirurgião torácico previna, antecipe e gerencie melhor o tratamento e as possíveis complicações.
- O hospital em que será realizado o procedimento: considere a qualidade do atendimento, a experiência da equipe e a infraestrutura do hospital onde o especialista em cirurgia torácica realiza o procedimento.
- As avaliações dos pacientes: ler o que outras pessoas têm a dizer sobre o especialista em cirurgia torácica pode fornecer informações que ajudarão o paciente a se sentir mais tranquilo e seguro com o médico escolhido. Essas avaliações normalmente refletem a experiência das pessoas, como comunicação com o médico, agendamento de consultas, tempo de espera e ambiente.
A importância do diagnóstico e tratamento precoces
O diagnóstico e o tratamento precoces das condições citadas acima são fundamentais para o sucesso do tratamento e para evitar a necessidade de procedimentos mais complexos. Aos primeiros sinais que possam indicar que algo não vai bem com a sua saúde, procure seu médico.
Fonte:
Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)
Clínica Tx Tórax