Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp
5 min. de leitura

Entenda como funciona a atuação desse profissional em todas as etapas do tratamento do câncer pulmonar

O câncer de pulmão é uma das doenças oncológicas mais prevalentes e também uma das mais letais em todo o mundo. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que esse é o terceiro tipo de câncer mais comum em homens e o quarto entre as mulheres. Em termos de mortalidade, o câncer de pulmão é o primeiro entre os homens e o segundo entre as mulheres.

A maioria dos casos são diagnosticados quando o tumor se encontra em estágios mais avançados e começa a manifestar os primeiros sinais, mas, graças aos avanços científicos, existem muitos recursos para o tratamento atualmente.

Nesse sentido, surge uma dúvida frequente sobre o tratamento dessa patologia: quem é o médico especialista em câncer de pulmão? O tratamento desse tipo de tumor envolve uma abordagem multidisciplinar com o acompanhamento de diferentes especialistas, cada um com um papel fundamental em etapas específicas da jornada do paciente. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre a atuação do especialista em câncer de pulmão.

Qual médico trata o câncer de pulmão?

Não se pode afirmar que existe um único especialista em câncer de pulmão, afinal o paciente realiza o acompanhamento com vários profissionais de saúde, desde a etapa do diagnóstico até o processo de reabilitação. Confira o papel de cada um no tratamento do câncer pulmonar.

Oncologista

O oncologista é o médico que coordena o tratamento clínico do câncer. Ele é responsável por indicar as terapias medicamentosas mais adequadas, como a quimioterapia, a imunoterapia ou a terapia-alvo, de acordo com o tipo e o estágio do tumor.

Além disso, esse especialista em câncer de pulmão pode liderar a equipe multidisciplinar e definir, junto aos outros membros, a melhor estratégia de combate ao tumor. O oncologista acompanha o paciente durante todo o processo, monitorando a resposta ao tratamento e ajustando a conduta quando necessário.

Pneumologista

O pneumologista é o especialista que trata e diagnostica doenças que afetam o sistema respiratório. Geralmente, esse profissional é o primeiro a suspeitar de um tumor pulmonar, principalmente quando o paciente apresenta sintomas, como tosse persistente, falta de ar ou dor no peito.

O pneumologista é o especialista em câncer de pulmão que participa de todas as etapas do tratamento, incluindo:

  • Investigação de alterações no pulmão, como nódulos e lesões suspeitas observadas em exames de imagem;
  • Realização de exames, como espirometria, broncoscopia e tomografias, para ajudar no diagnóstico e no acompanhamento da função pulmonar ao longo do tratamento;
  • Participação no estadiamento do câncer, para definir o melhor tratamento;
  • Atuação na melhora da função respiratória e controle de sintomas do paciente para auxiliar no pré-operatório;
  • Realização de cuidados pós-operatórios e intervenção em possíveis complicações.

Fisioterapeuta

O fisioterapeuta também faz parte da equipe multidisciplinar do especialista em câncer de pulmão, tendo um papel relevante no processo de reabilitação da capacidade respiratória do paciente, principalmente após cirurgias torácicas e tratamentos que afetam a função pulmonar.

A fisioterapia respiratória é importante para auxiliar na melhora da oxigenação, no fortalecimento muscular e na eliminação de secreções, além de reduzir sintomas como cansaço e falta de ar. Essa parte do tratamento é um instrumento indispensável para evitar complicações pulmonares pós-operatórias e promover mais qualidade de vida após o tratamento.

Cirurgião oncológico

O cirurgião oncológico é especializado em procedimentos cirúrgicos que visam a remoção de tumores para alcançar a cura do câncer. Esse profissional também participa do estadiamento do câncer, avalia os riscos da intervenção e trabalha em conjunto com a equipe multidisciplinar para definir o melhor momento para o procedimento.

Cirurgião torácico

O cirurgião torácico é o médico especializado em realizar procedimentos cirúrgicos nos pulmões e em outros órgãos do sistema respiratório, como traqueia, pleura, brônquios e mediastino. Quando o tratamento cirúrgico do câncer de pulmão é recomendado, ele é o profissional mais indicado para conduzir cirurgias de pequeno e de grande porte, seja para retirada de nódulos, lobectomias (remoção de parte do pulmão) ou pneumonectomias (remoção total do pulmão).

Além de tratar o câncer, esse especialista em câncer de pulmão também atua no diagnóstico, realizando biópsias pulmonares e outros procedimentos minimamente invasivos, como a videotoracoscopia. Sua atuação é estratégica tanto no início da investigação quanto nas fases mais avançadas do tratamento.

Conheça a atuação do cirurgião torácico Dr. Marcos Samano

O Dr. Marcos Samano possui especialização em Cirurgia Geral e Cirurgia Torácica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), além de doutorado em Cirurgia Torácica e Cardiovascular pela mesma instituição.

O Dr. Marcos Samano também é coordenador do Programa de Transplante Pulmonar do Hospital Israelita Albert Einstein e é referência em transplante de pulmão, sendo o primeiro profissional a realizar um procedimento do tipo em um paciente com complicações de covid-19 no Brasil.

Como especialista em câncer de pulmão, ele lidera a clínica TxTórax, um centro especializado em cirurgia torácica que oferece tratamento individualizado e humanizado para pacientes com as mais diversas patologias de tórax.

Fonte:

TxTórax

CTA WhatsApp CTA WhatsApp